Aula nº16

Sumário: As estratégias da Guerra Fria. Consolidação dos conteúdos abordados até à data.


Exercícios de preparação para o teste

1. Lê o texto que se segue.

“O mundo é um planeta cada vez mais pequeno, onde as distâncias que nos separam são cada vez mais curtas. (…)
O fenómeno da globalização, mais do que tudo, resulta da liberalização de mercados e dos capitais, impulsionada por profundas mudanças na economia, na demografia, na tecnologia, nas relações políticas internacionais. (…) Mas, se este fenómeno se afirma num plano económico, corresponde também, a uma nova forma de conceber a cultura e a vida entre os povos. (…)”

António Vitorino, Portugal na Transição do Milénio – Colóquio Internacional, Fim de Século, Lisboa, 1998 (adaptado)

1.1. Justifique a primeira frase do texto tendo em conta os conceitos: Mundialização / Globalização.

2. Desenvolva o esquema apresentado tendo por base os acontecimentos a partir da Guerra Fria.

1.2. Identifique quatro dos principais actores/suportes da globalização.

2 comentários:

  1. Exmª Senhora Professora Carla Mota,


    O meu nome é Andreia e estou inscrita para a realização do exame a nivel de escola ao abrigo do Dec/lei 357º, disciplina de Geografia C. Tendo verificado o horario de apoio para o exame, constatei que não me é favoravel dado ser em horas de expediente, do qual estou a exercer a actividade profissional. Decidi então pedir ajuda no sentido de ser disponibilizado um outro horario compativel com o meu e como é obvio com o do professor disponivel.
    Contactei com a D. Dores da biblioteca da escola Secundaria Francisco de Holanda, que me facultou com a devida autorização de V. Ex.ª, o e-mail para puder esclarecer algumas duvidas.
    Sei que o exame está proximo e que o tempo já é curto pelo que agradecia, com todo o devido respeito, uma celeridade nas resposta às minhas perguntas.
    Sr.ª Professora o meu horario disponivel é a partir das 18:30 h será que haverá alguma forma de nos podermos encontrar a essa hora?

    Da materia da revolução industrial o que de mais importante é necessário saber?

    Aguardo respostas.
    Grata pela atenção
    Andreia
    (mail aefs_19@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Li a sua mensagem e fiquei com algumas dúvidas. Já tem a matriz do exame? Porque o exame é de Geografia C e a revolução industrial não faz parte dos conteúdos. Pode levantar a matriz na escola (penso que na secretaria).
    Quanto a esclarecer dúvidas, eu também dou aulas de Geografia C (12º ano) à noite. Se quiser pode passar por lá e conversamos. Tenho aulas às 3ª e 5ª, às 20.35h e 4ª, às 19.00h.
    Qualquer coisa disponha,
    Carla Mota

    ResponderEliminar