Aula nº19 e 20

Sumário: Visualização do filme: Goodbye Lenine.



GOODBYE LENINE!

1. Visualiza o filme “Goodbye Lenine!”.
Informações:

Título: Goodbye Lenine!
Ano: 2003
Duração: 118 minutos
Realizador: Wolfgang Becker
Escrito por: Bernd Lichtenberg e Wolfgang Becker
Actores principais: Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova, Maria Simon, Florian Lukas, Alexander Beyer
Christiane Kerner é uma mulher que vive na República Democrática da Alemanha, sozinha com os seus dois filhos, depois de o seu marido ter fugido para o Ocidente. Com o tempo, decidiu abraçar o socialismo, tendo-se tornada num membro leal e devoto do partido. No dia 7 de Outubro de 1989, após ter visto o seu filho Alex protestar pela liberdade de imprensa, Christiane sofre um ataque cardíaco que a deixa em coma profundo durante oito meses. Quando acorda, o muro de Berlim já não existe. Nem o seu país socialista. Para salvar a mãe, Alex decide ocultar todos os factos políticos, recriando o mundo como era nos 79 metros quadrados do seu apartamento. Realizado por Wolfgang Becker, este filme é a história de um filho que procura o milagre de salvar a sua mãe e fazê-la acreditar que Lenine conseguiu triunfar.


2. Elabora um comentário ao filme destacando as principais alterações sofridas na Alemanha de Leste depois da queda do Muro de Berlim.

3. Karsten Reimann é um cidadão alemão, nascido em Berlim leste. Viveu a sua juventude, escola e faculdade, durante a Guerra Fria e sob um regime comunista. Em 1989, assistiu à queda do Muro de Berlim e viveu este episódio da história.

Proposta de trabalho: Se quiseres saber mais sobre a realidade na Alemanha de Leste, aprende com quem viveu este episódio da história. Podes contactar o Karsten através do seu mail e colocar-lhe algumas questões que gostavas de ver respondidas.

stenkar@gmx.de
Se quiseres rever o filme faz download através deste link:

Sem comentários:

Enviar um comentário