Aula nº 89

Sumário: Debate de ideias: Aquecimento Global da Terra – Ciclo natural ou fruto da acção humana?

DEBATE
O debate é uma actividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão. Além disso, a informação aumenta, aprende-se a tomar a palavra, a demonstrar e a convencer.

1. PAPEL DE CADA UM DOS INTERVENIENTES
Um debate é uma troca activa, em que se recebe, ouvindo atentamente os outros, e em que se dá, exprimindo as nossas convicções sobre os temas em discussão. Para tal, é preciso:

- Saber ouvir
- Exercitar-se na expressão

Nota: O valor de um debate reside no valor dos argumentos. Devem procurar-se, pois, provas para convencer os outros. Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido. Tal atitude é prova de honestidade e de coragem.

2. ETAPAS PARA A ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE UM DEBATE
Assunto: Aquecimento Global da Terra – Ciclo natural ou fruto da acção humana?

Locais de pesquisa:
http://www.ecoworld.com/climate/global-warming-facts.html
www.siam.fc.ul.pt

Podes procurar também no IPCC, organismo da ONU encarregue do estudo das Alterações Climáticas, e muitos outros locais… é só pesquisar.

Filmes:
“O dia depois de amanhã” – filme de ficção de Hollywood baseado na teoria do degelo polar e no arrefecimento das águas do oceano.
“Seis graus que podem mudar o mundo” – Documentário da National Geographic.
“Uma verdade inconveniente” - Documentário de Al Gore.
“Aquecimento Global” – Documentário da BBC.

3. GRUPOS DE TRABALHO
Grupo de mediadores: grupo que irá preparar uma exposição de cerca de 10m que servirá de ponto de partida ao debate. Aqui deverão expor o problema do Aquecimento Global da Terra, bem como algumas das teorias que envolvem este processo.
Este grupo irá mediar todo o debate, colocando questões, gerindo a participação organizada dos colegas e fazendo pequenas sínteses, pelo deverão ser alunos dinâmicos e opinativos.

Papel dos mediadores:
- lança o debate, expondo com clareza o assunto;
- dá a palavra a cada um dos que a pedem e impede que a tomem sem ter sido pedida;
- estimula os participantes e convida-os a reagir e a exprimirem-se;
- chama a atenção para o assunto quando se afastam dele;
- controla o tempo e, no fim, convida a que tirem conclusões.

Participantes: Os restantes alunos da turma serão divididos em dois grupos (um grupo que aceita o Aquecimento Global da Terra como fenómeno provocado/agravado pela acção humana e outro grupo que rejeita essa teoria e vê o Aquecimento Global como um fenómeno climático natural).

Divisão dos alunos pelos grupos:
Alunos com número par: Aceitam o Aquecimento Global da Terra como fenómeno provocado/agravado pela acção humana.
Alunos com número ímpar: Aceitam o Aquecimento Global como um fenómeno climático natural.

4. ATENÇÃO:
•Todos os alunos devem preparar-se para o debate com vários argumentos que permitam convencer a plateia de que a sua teoria é mais válida.
•Os alunos devem munir-se de todo o material que achem necessário.
•O debate terá uma duração de 90 minutos.
•A avaliação do debate será feita pela docente e corresponderá a 10 valores da nota do segundo momento de avaliação (Subtema 3 -10 valores para o vídeo e 10 valores para o debate). Todos aqueles que não participarem no debate serão avaliados com 0 valores nesta componente.

Prepara-te bem e bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário