Sumário: Espaços de fluxos e actores mundiais.
Fluxos migratórios: realização de ums ficha de trabalho.
De forma a introduzir a nova temática os alunos irão realizar a seguinte ficha de trabalho com o auxilio do manual.
Ficha de Trabalho
1. Distinga fluxo populacional de migração.
2. Indique as causas dos fluxos populacionais.
3. Complete o organigrama:
4. Identifique países emissores e países receptores de migrantes qualificados.
5. Procure dar uma resposta que justifique o destino das principais áreas/países de chegada de migrantes qualificados.
6. Procure dar uma resposta que demonstre as consequências nas principais áreas/países de saída de migrantes qualificados.
Migrações qualificadas para funções aquém do grau de instrução.
7. Dê exemplos de países onde têm origem os emigrantes qualificados.
8. Aponte razões que justifique a sujeição destes migrantes a situações de trabalho precário e muitas vezes não qualificado.
Migrações para adquirir qualificações.
9. Identifique o tipo países onde têm origem este tipo de migrantes
10. O que significa a expressão “ganho de cérebros”?
Migrações não qualificadas
11. Indique o tipo de países de origem e de destino dos migrantes não qualificados.
12. Refira a importância deste tipo de imigrantes para os países receptores.
Migrações forçadas
13. Aponte algumas causas que originam as migrações forçadas.
14. Indique os dois tipos de migração forçada mais frequentes.
15. Identifique as áreas do globo com maior nº de refugiados.
16. Refira a importância do ACNUR para os refugiados.
Outros tipos de Migrações
17. Apresente sinteticamente outros tipos de migrações.
18. Apresente esquematicamente um pequeno texto para as diferentes causas das Migrações.
19. Comente os textos do Doc. 10 e Doc. 11, na pág. 161 do manual.
20. O que é o Espaço Schengen?
21. Apresente de modo esquemático as diferentes formas de estruturação e incorporação de imigrantes nas sociedades de acolhimento.
22. Comente o Doc. 15: “A Criação transnacional de bebés”.
Fluxos migratórios: realização de ums ficha de trabalho.
De forma a introduzir a nova temática os alunos irão realizar a seguinte ficha de trabalho com o auxilio do manual.
Ficha de Trabalho
1. Distinga fluxo populacional de migração.
2. Indique as causas dos fluxos populacionais.
3. Complete o organigrama:
4. Identifique países emissores e países receptores de migrantes qualificados.
5. Procure dar uma resposta que justifique o destino das principais áreas/países de chegada de migrantes qualificados.
6. Procure dar uma resposta que demonstre as consequências nas principais áreas/países de saída de migrantes qualificados.
Migrações qualificadas para funções aquém do grau de instrução.
7. Dê exemplos de países onde têm origem os emigrantes qualificados.
8. Aponte razões que justifique a sujeição destes migrantes a situações de trabalho precário e muitas vezes não qualificado.
Migrações para adquirir qualificações.
9. Identifique o tipo países onde têm origem este tipo de migrantes
10. O que significa a expressão “ganho de cérebros”?
Migrações não qualificadas
11. Indique o tipo de países de origem e de destino dos migrantes não qualificados.
12. Refira a importância deste tipo de imigrantes para os países receptores.
Migrações forçadas
13. Aponte algumas causas que originam as migrações forçadas.
14. Indique os dois tipos de migração forçada mais frequentes.
15. Identifique as áreas do globo com maior nº de refugiados.
16. Refira a importância do ACNUR para os refugiados.
Outros tipos de Migrações
17. Apresente sinteticamente outros tipos de migrações.
18. Apresente esquematicamente um pequeno texto para as diferentes causas das Migrações.
19. Comente os textos do Doc. 10 e Doc. 11, na pág. 161 do manual.
20. O que é o Espaço Schengen?
21. Apresente de modo esquemático as diferentes formas de estruturação e incorporação de imigrantes nas sociedades de acolhimento.
22. Comente o Doc. 15: “A Criação transnacional de bebés”.
Sem comentários:
Enviar um comentário