Lição nº 43 e 44

Sumário: Análise dos conflitos provocados pela água.

Nestas aulas, os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo deverá realizar o gráfico termopluviométrico das cidades solicitadas. posteriormente, e com base na análise dos gráficos, deverão relacionar os conflitos nessas áreas com a escassez de água.

Guião do trabalho de grupo

Alguns dos maiores conflitos mundiais ocorrem devido ao controle de determinados recursos hídricos.

1. Constrói os gráficos termopluviométricos dos seguintes locais:

- Cairo, Egypt (Egipto)
- Jerusalem, Israel
- Calcutta, India

2. Abre o seguinte site:

http://www.worldclimate.com/

3. Para cada cidade insere a designação que te foi dada em cima. Deves retirar a informação correspondente a estes dois indicadores:
- Temperatura (24-hr Average Temperature), em ºC.
- Precipitação (Average Rainfall), em mm.

4. Depois de retirares os valores deves construir o gráfico termopluviométrico. Se tiveres computador segue os seguintes passos:

GRÁFICOS TERMOPLUVIOMÉTRICOS - Passos para a construção de gráficos termopluviométricos no Excell (versão Windows vista)

1. Organizar a Tabela de Dados com a seguinte disposição:

Precipitação Total (mm) Temperatura Média (ºC)

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

2º Seleccionar os dados da coluna da temperatura e da precipitação.

3º No menu Inserir aceder ao cursor Gráfico de Colunas e escolher a opção Coluna 2D (colunas agrupadas).

4º Seleccionar as colunas da temperatura no gráfico.

5º Com o botão do lado direito do rato, aceder ao “alterar tipo de gráfico de série”.

6º Escolher a opção linha.

7º Depois desta operação o gráfico deverá ter ficado com uma linha para a temperatura e as barras para a precipitação. Seleccionar as barras correspondentes e com o botão do lado direito do rato aceder ao cursor “seleccionar dados”.

8º Aí, seleccionar a opção Serie2 e carregar no cursor editar. No nome da série destacar a célula correspondente à precipitação e premir o botão OK. Nos valores da série seleccionar a coluna com os valores correspondentes.

9º Repetir o mesmo processo para a série correspondente à temperatura (serie1).

10º Nos “Rótulos do Eixo”, carregar no cursor “editar” e seleccionar os meses do ano.

11º Para desenhar a linha num eixo secundário, efectue o seguinte procedimento:
-No gráfico, clique uma vez na linha que representa a Temperatura (para seleccionar a série de dados) ou seleccione-a a partir de uma lista de elementos de gráfico (separador Esquema, grupo Selecção Actual, caixa Elementos de Gráfico).
-No separador Esquema, no grupo Selecção Actual, clique em Formatar Selecção.
-Na categoria Opções de Série, em Desenhar Série No, clique em Eixo Secundário e, em seguida, clique em Fechar.

12º Com o botão do lado direito do rato, e tendo destacado os valores do eixo da temperatura, aceder ao cursor “Formatar Eixo”.

13º Procede às alterações efectuadas na caixa de forma aos valores da precipitação serem o dobro dos da temperatura.

14º Procede da mesma forma, agora para a precipitação. Com o botão do lado direito do rato, e tendo destacado os valores do eixo da precipitação, aceder ao cursor “Formatar Eixo”.

15º Agora será necessário proceder aos arredondamentos dos valores apresentados. Com o botão do lado direito do rato, e tendo destacado os valores do eixo da temperatura, aceder ao cursor “Formatar Eixo”. Escolher a opção “Números” e seleccionar “geral”. Proceder da mesma forma para a precipitação.


NOTA: Se não trouxeste ou tens computador deves realizar os mesmos gráficos numa folha de papel milimétrico.

Questionário:

1. Identifica o período seco para cada um dos gráficos que construíste.

Cairo:
Jerusalém:
Calcutá:

2. Apesar de Calcutá ter mais recursos hídricos a escassez da água é agravada por outro factor. Refere-o.

3. Relaciona a escassez dos recursos hídricos nos locais que analisaste com as guerras da água aí existentes.

BOM TRABALHO!

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