Sumário: Visualização do documentário: Ouro Azul.
Nesta aula os alunos visualizarão o documentário "Ouro Azul". Paralelamente deverão recolher algumas informações de forma a preencher a ficha de trabalho que se segue.
Ouro Azul - Guerras mundiais da água
1ª Parte: A água
1. A água é essencial para a preservação da vida humana. Descreve algumas das características do organismo humano quando está completamente desidratado, o que conduz à morte.
2. Comenta uma das frases do documentário: “Isto não é um filme sobre como salvar o ambiente, isto é um filme de como nos salvarmos a nós próprios (seres humanos)”.
3. Porque é que a procura de água em planetas como Marte é tão importante para os cientistas?
4. Dá alguns exemplos de civilizações/culturas que floresceram graças à presença abundante de água.
5. Dá um exemplo de uma civilização que possivelmente decaiu devido à diminuição da água disponível.
6. Que mecanismo natural é responsável pela preservação da água na Terra?
7. Qual a percentagem de água salgada no planeta Terra?
8. Qual a percentagem de água doce no planeta Terra?
9. Refere os principais poluentes das águas, através da poluição de:
a) Aquíferos:
b) Nuvens:
c) Rios:
10. Qual a pena para a poluição da água, na Malásia?
11. Explica a situação vivida no rio Grande, que separa os EUA do México.
12. Explica o problema que afecta os habitantes da cidade do México devido à poluição das águas do rio.
13. Refere alguns exemplos de doenças provocadas pela contaminação/estagnação das águas.
14. Explica os problemas que ocorrem actualmente na Califórnia, nos EUA, ou na cidade do México, no México, devido ao esgotamento dos aquíferos.
15. Qual a quantidade de água extraída diariamente do subsolo?
16. Refere um exemplo de um produto e da respectiva quantidade de água necessária para a sua produção.
17. Explica no que consiste a desertificação.
18. Explica de que forma a desflorestação favorece a diminuição dos recursos hídricos.
19. Explica de que forma a urbanização acarreta a diminuição dos recursos hídricos disponíveis no solo.
20. Porque é que a construção de barragens é tão polémica?
2ª Parte: A Política
1. Que problemas acarreta a privatização da água?
2. Explica de que forma o processo de globalização se aplica aos recursos hídricos.
3. Explica a relação entre a Coca-Cola e a água, em locais como o México ou Quénia.
4. No que consiste o processo de dessalinização?
5. Que inconvenientes tem esse processo?
6. Qual a empresa que “controla” o maior número de indústrias de dessalinização? Já tínhamos falado nela antes, a respeito de quê?
7. Explica o processo de desaparecimento do Mar Aral.
8. Como se explica que num continente como África, que tem as áreas mais áridas do planeta e que sofre as maiores secas, os países possam estar a vender água aos EUA e à Europa?
9. Como funciona o abastecimento de água no Gana?
10. Porque é que a população sul-africana utiliza água contaminada pela cólera?
3ª Parte: As guerras da água
1. Observa o seguinte símbolo chinês.
shuǐ
1.1. Este símbolo chinês significa “água”. No entanto, a palavra água em mandarim tem um significado mais complexo. Explica-o.
2. Explica o que está acontecer com a guerra no rio Karevi, na Índia.
3. Que situações de conflito acontecem na Bolívia devido à água?
4. Que três países são as superpotências da água?
5. De que forma a água pode provocar um “conflito” entre EUA e Canadá?
6. Qual o maior aquífero do mundo? E onde se localiza?
7. Porque investirá, alegadamente, o ex-presidente americano George Bush em terras no Paraguai, junto à fronteira brasileira?
8. Aponta uma das soluções que têm sido criadas para aumentar a infiltração de água no solo.
9. Indica algumas medidas que tu e eu podemos fazer para poupar água.
10. Qual a bacia hidrográfica a que pertence o teu concelho?
11. E essa bacia, tem água de boa qualidade?
12. Justifica o título do documentário: OURO AZUL.
Se quiseres saber mais ou fazer algo mais pelo planeta Terra vai ao site:
http://www.bluegold-worldwaterwars.com/
Nesta aula os alunos visualizarão o documentário "Ouro Azul". Paralelamente deverão recolher algumas informações de forma a preencher a ficha de trabalho que se segue.
Ouro Azul - Guerras mundiais da água
1ª Parte: A água
1. A água é essencial para a preservação da vida humana. Descreve algumas das características do organismo humano quando está completamente desidratado, o que conduz à morte.
2. Comenta uma das frases do documentário: “Isto não é um filme sobre como salvar o ambiente, isto é um filme de como nos salvarmos a nós próprios (seres humanos)”.
3. Porque é que a procura de água em planetas como Marte é tão importante para os cientistas?
4. Dá alguns exemplos de civilizações/culturas que floresceram graças à presença abundante de água.
5. Dá um exemplo de uma civilização que possivelmente decaiu devido à diminuição da água disponível.
6. Que mecanismo natural é responsável pela preservação da água na Terra?
7. Qual a percentagem de água salgada no planeta Terra?
8. Qual a percentagem de água doce no planeta Terra?
9. Refere os principais poluentes das águas, através da poluição de:
a) Aquíferos:
b) Nuvens:
c) Rios:
10. Qual a pena para a poluição da água, na Malásia?
11. Explica a situação vivida no rio Grande, que separa os EUA do México.
12. Explica o problema que afecta os habitantes da cidade do México devido à poluição das águas do rio.
13. Refere alguns exemplos de doenças provocadas pela contaminação/estagnação das águas.
14. Explica os problemas que ocorrem actualmente na Califórnia, nos EUA, ou na cidade do México, no México, devido ao esgotamento dos aquíferos.
15. Qual a quantidade de água extraída diariamente do subsolo?
16. Refere um exemplo de um produto e da respectiva quantidade de água necessária para a sua produção.
17. Explica no que consiste a desertificação.
18. Explica de que forma a desflorestação favorece a diminuição dos recursos hídricos.
19. Explica de que forma a urbanização acarreta a diminuição dos recursos hídricos disponíveis no solo.
20. Porque é que a construção de barragens é tão polémica?
2ª Parte: A Política
1. Que problemas acarreta a privatização da água?
2. Explica de que forma o processo de globalização se aplica aos recursos hídricos.
3. Explica a relação entre a Coca-Cola e a água, em locais como o México ou Quénia.
4. No que consiste o processo de dessalinização?
5. Que inconvenientes tem esse processo?
6. Qual a empresa que “controla” o maior número de indústrias de dessalinização? Já tínhamos falado nela antes, a respeito de quê?
7. Explica o processo de desaparecimento do Mar Aral.
8. Como se explica que num continente como África, que tem as áreas mais áridas do planeta e que sofre as maiores secas, os países possam estar a vender água aos EUA e à Europa?
9. Como funciona o abastecimento de água no Gana?
10. Porque é que a população sul-africana utiliza água contaminada pela cólera?
3ª Parte: As guerras da água
1. Observa o seguinte símbolo chinês.
shuǐ
1.1. Este símbolo chinês significa “água”. No entanto, a palavra água em mandarim tem um significado mais complexo. Explica-o.
2. Explica o que está acontecer com a guerra no rio Karevi, na Índia.
3. Que situações de conflito acontecem na Bolívia devido à água?
4. Que três países são as superpotências da água?
5. De que forma a água pode provocar um “conflito” entre EUA e Canadá?
6. Qual o maior aquífero do mundo? E onde se localiza?
7. Porque investirá, alegadamente, o ex-presidente americano George Bush em terras no Paraguai, junto à fronteira brasileira?
8. Aponta uma das soluções que têm sido criadas para aumentar a infiltração de água no solo.
9. Indica algumas medidas que tu e eu podemos fazer para poupar água.
10. Qual a bacia hidrográfica a que pertence o teu concelho?
11. E essa bacia, tem água de boa qualidade?
12. Justifica o título do documentário: OURO AZUL.
Se quiseres saber mais ou fazer algo mais pelo planeta Terra vai ao site:
http://www.bluegold-worldwaterwars.com/
Como é que eu sei as respostas a essas perguntas?
ResponderEliminarTem que ver o filme. As respostas estão todas lá dadas.
ResponderEliminar